terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Desbloqueio no PS4? Novidades sobre hacking no console ainda hoje a noite!


Há 1 ano atrás o grupo Fail0verflow mostrou ao mundo na 33C3 (Chaos Communication Congress), um evento que acontece todo ano na Alemanha, já está em sua trigésima terceira edição. Lá acontece diversas palestras sobre segurança da informação, tecnologias e hackings pelo mundo. Foi lá que o grupo mostrou um emulador de Gameboy Advanced rodando num Linux que estava rodando no PS4. Foram necessárias alterações em mais de 7 mil linhas da versão do SO para fazer rodar.




"No passado, homebrew em consoles geralmente eram focados em criar um ambiente de desenvolvimento semelhante ao usado para jogos comerciais. No entanto, com a crescente complexidade do hardware de console, está se tornando impraticável para uma pequena equipe de hackers criar um SDK de desenvolvimento completo. O uso de SDK oficiais vazados são ilegais. O que podemos fazer? Bem, há Linux.
O PS4 é particularmente grande para o Linux, porque é baseado em uma plataforma x86 modificada e uma GPU Radeon modificada. Isso significa que uma vez que a porta básica do sistema operacional esteja completa, ela pode executar os jogos existentes - até mesmo jogos Steam e outros softwares comerciais. Mas como é semelhante o PS4 para um PC? Você pode simplesmente jogar o GRUB e iniciar um kernel do Ubuntu? Não exatamente.
Nesta conversa, vamos abordar o hardware PS4 e parte do seu ambiente de software, e como nossa engenharia reversa é suficiente para escrever drivers Linux e patches do kernel. Vamos ver como passamos da execução básica do código para a construção de uma função 'kexec' que pode ser inicializada no Linux a partir do kernel do PS4 baseado em FreeBSD. Reverteremos a engenharia do hardware especial do PS4, desde o gerenciamento especial de interrupção PCI  ao codificador HDMI. Vamos mergulhar profundamente na arquitetura de GPU baseada em Radeon e compartilharemos algumas pesquisas e ferramentas de interesse de desenvolvedores e hackers da AMD Radeon que ainda não foram lançadas.

Se você está interessado no mundo estranho de hardware x86 que não é um PC, então esta conversa é para você."

Provavelmente o que iremos ver hoje é uma evolução do processo.

Você poderá acompanhar ao vivo via live streaming aqui: https://streaming.media.ccc.de/33c3 e o cronograma destas de outras palestras interessantíssimas (como por exemplo uma palestra sobre drones que fazem busca de refugiados no Mediterraneo)  ocorrerão até sexta feira. Confira a agenda de hoje e demais dias aqui:


Fonte: https://fahrplan.events.ccc.de/congress/2016/Fahrplan/events/7946.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de postar seu comentário, verifique se o que você procura já não tem no blog. Comentários com ofensas a outros usuários e palavras de baixo calão serão deletados. Caso tenha urgencia, entre em contato no meu email gp-andre.pereira@uol.com.br ou me ligue se necessário.