segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Porque é melhor usar o XBOX 360 na horizontal

Um comentário:

  1. Olá Andrews,

    vou fazer o comentário dos dois vídeos em um só. Sobre o vídeo do concerto do console Jasper, é apenas uma curiosidade minha, mas um console banido da live, pode ser desbanido ao trocar o controlador de rede?

    Agora sobre o vídeo da sua teoria da melhor posição para o arrefecimento do X360, eu acompanhando o fórum (não sou um usuário cadastrado mas sempre leio, principalmente o seus posts) e vi muita gente criticando sua teoria, chegando a falar até de microgravidade. Utilizando palavras difíceis, como ciclo de Carnot, para mostrar que entende do assunto, e não apresentado nenhuma evidência do fato.

    Bem vamos lá, no vídeo você afirma que tem uma 'água' dentro do heatpipe, eu mesmo nunca abri um X360, muito menos um dissipador de um, mas vamos supor que seja verdadeira essa hipótese. Más utiliza-se vários líquidos em heatpipes, a água pode ser um deles, explicando para quem não sabe, heatpipes são, como o próprio nome diz, canos de calor, o ar é removido deles e uma fracção é preenchida com algum líquido, esse liquido irá distribuir o calor através da convecção.

    Esse líquido não precisa ter um espaço para se movimentar como algumas pessoas afirmaram, ainda que exista espaço dentro do heatpipe, para efetuar esse ciclo convectivo quente-frio que você mostra no vídeo. Por que não precisa de espaço? Simples, quando um liquido qualquer esquenta suas moléculas passam a movimentar com mais intensidade, consequentemente ocupando um maior volume. Opa! Um maior volume e a mesma massa, é o mesmo que dizer uma densidade menor, e por isso ele deve 'subir'. Simultâneamente esse espaço livre é ocupado pelo liquido mais denso que 'desce'.

    Imagine uma caixa de papelão com algumas pedras dentro, e vira-la, as pedras irão se mover para o fundo da caixa, pois elas são mais densas que o ar. A parte mais densa irá se acomodar no fundo, pra onde a gravidade está 'puxando'.

    É exatamente o mesmo raciocínio aplicado ao liquido dentro do heatpipe. Quando viramos o X360 para a posição vertical, a parte mais densa (fria) não irá mais ficar na parte mais próxima da GPU/CPU, e sim na parte do dissipador que está mais próxima do solo, diminuindo a efetividade do sistema em teoria. Pois com uma menor diferença de temperatura entre a GPU/CPU e a parte de contato com dissipador, uma quantidade menor calor seria absorvida.

    Obvio que a parte mais fria do liquido ainda estaria dentro do dissipador, mesmo que não em contato com a parte mais próxima da CPU/GPU, e absorveria calor da mesma, mas não sei se esse processo seria de velocidade equivalente. Provavelmente não.

    Considerando isso, o fato é que ao virar o console na vertical o calor atingiria a parte 'nobre' dos dissipadores (onde o calor é dissipado com maior eficiência, devido uma maior superfície de contato) somente pela CONDUÇÃO, a CONVECÇÃO do líquido no heatpite certamente estaria prejudicada, PRINCIPALMENTE no caso da GPU devido ao posicionamento da mesma no console.

    Flw Andrews, continue com seus videos. Nunca vou deixar meu console na vertical, nunca tinha me atentado para isso. Vlw cara. ;)

    -- Estudande de Física.

    ResponderExcluir

Antes de postar seu comentário, verifique se o que você procura já não tem no blog. Comentários com ofensas a outros usuários e palavras de baixo calão serão deletados. Caso tenha urgencia, entre em contato no meu email gp-andre.pereira@uol.com.br ou me ligue se necessário.