quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

[Hack] Linux, Steam e Portal 2 rodando no PS4!


Conforme eu havia postado ontem, o team Fail0verflow apresentou na 33C3 ( ChaosCommunity  Congress) dissecaram o PS4 e botaram o Portal 2 do PC pra rodar via Steam! Eles já haviam mostrado algo no ano passado, mas apenas um emulador rodando um jogo de Gameboy.

Neste vídeo (em ingles) você confere em detalhes como os caras conseguiram a façanha.



Segundo o palestrante, o PS4 não é um PC, apesar de ter arquitetura x86, não possui Hypervisor como no PS3, mas isso não quer dizer que o console não tem nenhuma "trava de segurança".

Ainda é cedo para dizer que haverá algum tipo de desbloqueio no ps4 (diferente daquele primeiro hack brasileiro de alguns anos atrás que já foi derrubado com um update da Sony) mas, o estudo sobre o hardware em si tem um enorme valor.


terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Desbloqueio no PS4? Novidades sobre hacking no console ainda hoje a noite!


Há 1 ano atrás o grupo Fail0verflow mostrou ao mundo na 33C3 (Chaos Communication Congress), um evento que acontece todo ano na Alemanha, já está em sua trigésima terceira edição. Lá acontece diversas palestras sobre segurança da informação, tecnologias e hackings pelo mundo. Foi lá que o grupo mostrou um emulador de Gameboy Advanced rodando num Linux que estava rodando no PS4. Foram necessárias alterações em mais de 7 mil linhas da versão do SO para fazer rodar.




"No passado, homebrew em consoles geralmente eram focados em criar um ambiente de desenvolvimento semelhante ao usado para jogos comerciais. No entanto, com a crescente complexidade do hardware de console, está se tornando impraticável para uma pequena equipe de hackers criar um SDK de desenvolvimento completo. O uso de SDK oficiais vazados são ilegais. O que podemos fazer? Bem, há Linux.
O PS4 é particularmente grande para o Linux, porque é baseado em uma plataforma x86 modificada e uma GPU Radeon modificada. Isso significa que uma vez que a porta básica do sistema operacional esteja completa, ela pode executar os jogos existentes - até mesmo jogos Steam e outros softwares comerciais. Mas como é semelhante o PS4 para um PC? Você pode simplesmente jogar o GRUB e iniciar um kernel do Ubuntu? Não exatamente.
Nesta conversa, vamos abordar o hardware PS4 e parte do seu ambiente de software, e como nossa engenharia reversa é suficiente para escrever drivers Linux e patches do kernel. Vamos ver como passamos da execução básica do código para a construção de uma função 'kexec' que pode ser inicializada no Linux a partir do kernel do PS4 baseado em FreeBSD. Reverteremos a engenharia do hardware especial do PS4, desde o gerenciamento especial de interrupção PCI  ao codificador HDMI. Vamos mergulhar profundamente na arquitetura de GPU baseada em Radeon e compartilharemos algumas pesquisas e ferramentas de interesse de desenvolvedores e hackers da AMD Radeon que ainda não foram lançadas.

Se você está interessado no mundo estranho de hardware x86 que não é um PC, então esta conversa é para você."

Provavelmente o que iremos ver hoje é uma evolução do processo.

Você poderá acompanhar ao vivo via live streaming aqui: https://streaming.media.ccc.de/33c3 e o cronograma destas de outras palestras interessantíssimas (como por exemplo uma palestra sobre drones que fazem busca de refugiados no Mediterraneo)  ocorrerão até sexta feira. Confira a agenda de hoje e demais dias aqui:


Fonte: https://fahrplan.events.ccc.de/congress/2016/Fahrplan/events/7946.html

segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Double Dragon IV vem aí!!!

Pra quem curte jogos beat´n up anos 90 como eu, Double Dragon 4 volta com visual 8 bits!

A empresa Arc System adquiriu ano passado os direitos do portfolio da Technos Japan, incluindo Double Dragon e River City Ramson, outro jogo de luta conhecido no NES.

A edição marca 30 anos da franquia e estará disponível dia 30/01 para PC e PS4. O valor do game custará cerca de 6,90 dólares, de acordo com a empresa.

Fonte: Arc System Works

Trailer:




segunda-feira, 6 de junho de 2016

Dream IDE Reborn - Overview

Fala galera! Um vídeo abaixo da placa Dream IDE Reborn, que desenvolvi alguns meses atrás. Esta placa serve para você fazer uma instalação de um hd no Sega Dreamcast de maneira limpa, sem fios e segura. Dê uma olhada, compartilhe nos fóruns e para os amigos que possuem o console!



sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Aumentando a memória do iPhone para 128gb.

Já pensou você atualizar a memória interna do seu iphone 6 de 16gb para 128gb? Os chineses já estão fazendo isso.

Em Shenzen, uma loja de terceiros está oferecendo o serviço por U$60 dólares. Shenzen é tipo uma "Santa Efigenia"de SP, só que a diferença é que lá se acha de TUDO mesmo! E deve ser enorme!

Eu gostaria muito de visitar um lugar desses e sair comprando todas as bugigangas possíveis de uma vez que eu fico vendo no ebay e aliexpress e, quando importo, o correios faz o favor de atrasar até 2 meses a entrega, quando não mais.

 A Apple cobra 100 obamas para trocar o modelo do seu iphone por outro de capacidade maior, ou seja, fazendo com os caras voce economia, no mínimo, 160 reais!

Normalmente, um iPhone de 128gbs custa U$200,00 mais caro que o modelo de 16gb. Mas pra quem não tá com muita grana, é possível aumentar para 32gb (por U$20) e 64gb por U$35,00. Ainda é possível salvar seus dados e migrar tudo para a memória nova depois.

 O processo demora cerca de meia hora e é tecnicamente simples, no qual consiste apenas em trocar o chip, montar e desmontar o aparelho. O problema é que o chip precisa ser retirado com uma estação de ar quente, ou seja, se o usuário não tiver ferramentas básicas para manipular compontentes BGA, não irá conseguir fazer a troca.

O vídeo do processo (de forma superficial) pode ser visto abaixo: Eu creio que não irá demorar para que esta solução apareça por aqui. Até porque, quando aparecer, estarei realizando esse serviço também. Segundo eles, funcionam para iPhone 6, iPad Air e dispositivos anteriores:

Upgrade de iphone 16gb para 128gb

 O problema maior é achar este chip de 128gb que, até o presente, o que se sabe é que ele é um chip da TOSHIBA. Obviamente que, ao abrir o iPhone para esse procedimento você perde a garantia.

Se eu achar o chip, pode deixar que eu irei anunciar aqui e fazer o serviço a quem tiver o interesse. :) fonte: 9to5mac.com


sábado, 30 de janeiro de 2016

Fala galera! Fiz um vídeo (um pouco longo) explicando o que é Dreamshell, como funciona, quais as inúmeras possibilidades de você tirar a poeira do seu Dreamcast e deixar ele a milhão, rodando tudo!!! Em poucas palavras: O Dreamshell é uma Dashboard no qual a partir dela, você pode rodar jogos do Sega Dreamcast direto de um HD, ou até mesmo de um micro SD! Bom, o vídeo é meio longo, porque eu destrincho bem o assunto. E também porque eu gosto de falar, haha! Curtiu? Comenta, dê um like no meu vídeo, se inscreva no meu canal e acompanhe as novidades!

quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Dreamcast USB GD ROM - Rodando jogos via hd USB?

O Dreamcast foi um console fantástico para sua época e até os dias de hoje lança jogo para ele, como exemplo o Volgarr The Viking, jogo indie que saiu para PC e Xbox One. Agora, que ele rodava jogos via hd USB?? Como isso? Em 2014 bateu uma saudadezinha de ter um Dreamcast novamente. Daí, pesquisando daqui e dali, fui vendo que haviam diversos mods, um deles, de um russo que desenvolveu uma plaquinha que conversa com a porta IDE da placa mãe (sim, a unidade de GD é conectada a placa mãe através desta interface. Com ela, voce pode espetar um hd FAT32 de até 2gb e rodar suas GDIs ou CDIS por lá. Segundo o fabricante, há 100% de compatibilidade. O menu é bem simplório, porém funcional. O único contra é que voce tem de abrir mão da unidade de GD do seu Dreamcast, pois, a placa vai conectada justamente no encaixe da unidade original. Daí que eu com mais 3 amigos rachamos o custo dessa placa e trouxemos ela pra cá. É bem rara de conseguir uma destas hoje em dia, pois, segundo um de seus revendedores do qual eu consegui comprar, diz que o criador é ruim de conversa e solta pequenos lotes 1x ao ano. Enfim, eu fiz este vídeo faz um tempinho, então gostaria de publicá-lo aqui para vocês darem uma olhada e dando uma breve noção como ela funciona, caso não tenham visto lá no meu canal no youtube: Em breve estarei fazendo um comparativo de velocidade, inclusive com o Dreamshell, usando um HD IDE (sim, também é possível, caso não saiba). Aproveitando: caso não seja inscrito no meu canal do Youtube, me dê essa força! :-)

terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Tirando a poeira, blog de cara nova em breve


2016 chegou e fazia muito tempo que não aparecia por aqui. Como vocês estão? Espero que todos bem!

Muita coisa mudou do tempo em que eu estava mais interessado em publicar algumas coisas sobre manutenções e claro, poder continuar atender o Brasil inteiro.

Feliz de ver que de 2010 para cá, por exemplo, ainda tem gente que me procura para manutenção de games e instrumentos de Guitar Hero e Rockband.
Por um período eu "cansei" de manutenção em games e, fui arriscar um emprego em uma empresa no qual acreditava ser idonea.

Dei meu sangue lá por quase 4 anos. E um dos motivos a não escrever mais por aqui, foi porque a minha vida lá basicamente foi consumida a infinitas horas extras, sábados e domingos perdidos, quando tive que, por força maior, parar com os consertos da oficina.

Também resolvi dar um passo maior na minha carreira (de uma certa forma acomodada) de técnico em eletronica e ingressei na faculdade de Engenharia.

Mas acabei trocando o curso por sistemas de informação, porque Engenharia não é do tipo de curso que "dá pra se formar no boteco". Quando digo isso, é um curso que, para que você tenha um desempenho bom, você não deve, não pode faltar nunca! Passei o primeiro semestre com uma dp em Calculo 1, por menos de 2 décimos. Quando eu visualizei minhas notas no portal da faculdade, decidi que não queria me formar um Engenheiro com nota 5 e 6, porque sabia que para eu dar o melhor de mim, demandava muito tempo. Não que o curso de Sistemas de Informação seja mais fácil, mas nesse curso, caiu como uma luva para mim pois estou aprendendo coisas que a eletronica não me ensinou e deveria ter corrido atrás faz tempo.

Minha vida entre 2012 até o primeiro semestre de 2015 era acordar, chegar na empresa, consertar impressoras, voltar pra casa e esperar uma possível ligação para consertar impressoras durante a madrugada, para chegar no dia seguinte e também consertar impressoras. Impressoras estas, que quebravam tanto porque os donos das máquinas (alguns deles) achavam que a máquina rodando mais de 15 milhões de impressões por mes, se consertava passando pano com álcool em sensores. (sim, isso é verídico).

Em Julho do ano passado, minha princesa Alice, após 5 anos de tentativas com a esposa, apareceu em nossas vidas. E como uma criança muda a nossa forma de ver as coisas! Como aprendemos tão rápido a dar valor ao tempo e as pequenas coisas do dia a dia!

Um mês depois, um dia após meu aniversário e retorno das férias fui demitido literalmente com uma mão na frente e outra atrás. Não recebi nada. FGTS, guias para saque de seguro desemprego, recisão nada!
"Tchau e bença!" Assim, sem muita preocupação, com as leis trabalhistas, nem nada.
Mas o mais legal de tudo é: minha filha está indo para o sexto mês e, mesmo "desempregado" pude acompanhar o crescimento dela, curtir cada sorriso, cada chorinho, cada troca de fraldas e cada banho e segurei a barra com minha esposa nesse período nada fácil de adaptação.

E eu voltei com a manutenção de games e daqui alguns dias começo o segundo ano de sistemas de informação. Busco um emprego na área de T.I, embora em minhas funções do trabalho anterior envolvia suporte a usuários a nível 1 e, entre outras experiencias, T.I sempre esteve presente no meu curriculo de alguma maneira.

Enfim, quero dar uma cara nova para isso aqui, publicar coisas perenes assim como alguns posts permanecem até hoje e, esperam que curtam os conteúdos que pintarão por aqui.

No mais, agradeço quem ficou por aqui e os novos que virão.
Me ajudem a fazer com que esse blog cresça! (e me dê $ também) :)
Abraço!